Informações

Normas de Segurança Porta Corta Fogo

A PCF é qualificada pela norma ABNT 11742 através do selo de certificação ABNT ou outro certificadora acreditada pelo IMETRO.Todas as portas comercializadas no Brasil devem passar por testes de conformidade, realizados no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

As portas se classificam como P-30, P-60, P-90 e P-120, de acordo com o tempo de duração (resistência) ao fogo em minutos. Para assegurar proteção, seus componentes como fechadura e dobradiça também devem estar de acordo com a norma ABNT 13768. A porta corta fogo também pode ser dotada de barra antipânico, conforme norma ABNT 11785.

Cada porta deve receber, no sentido rota de fuga, uma placa com os dizeres: PORTA CORTA FOGO – É OBRIGATÓRIO MANTER FECHADA. É proibido impedir o livre fechamento da porta corta fogo com qualquer tipo de objeto. É cabível multa no caso de irregularidades em inspeções prévias ou responsabilidade civil no caso de irregularidades constatadas durante um incêndio, com vítimas fatais ou não.

Outro tipo de porta corta-fogo segue a norma ABNT NBR 11711 , utilizada para separacao de riscos em ambientes comerciais e industriais, e apresentam-se em tipos construtivos: de correr, dobradiça, e guilhotina.

Portas Corta Fogo, Segurança ,
×
Olá, Somos especialistas em portas corta fogo, como podemos te ajudar?